domingo, 22 de abril de 2018

A Importância da Areia:


A digestão dos pássaros começa na moela. Lá a contração dos músculos acaba esmagando os alimentos que são ingeridos. A areia para pássaros funciona como se fossem verdadeiros dentes. Ela irá triturar os alimentos em pedaços minúsculos, extraindo todas as vitaminas e proteínas presentes.

Cuidados ao oferecer areia:
Alguns cuidados devem ser tomados na hora de oferecer areia para os pássaros. Não podemos pegar qualquer areia na rua e servir para nossos pássaros. Existem grandes chances desta areia estar contaminada com diversas bactérias e outros agentes nocivos. Isso poderá causar a morte do pássaro.

Existem diversos produtos prontos no mercado, sendo um dos mais comuns o grit. Ele consiste em uma mistura de areia, carvão ativado moído e farinha de ostras. A areia ou grit devem ficar sempre a disposição na gaiola dos pássaros, mas não tem necessidade de ser em grandes quantidades.

Preparando areia em casa:
Podemos fazer em casa nossa própria areia, para isso pegue um pouco de areia de construção e lave bem em água corrente, depois deixe a areia por alguns minutos no forno bem quente. Caso queira, pegue cascas de ovos, lave-as e leve-as ao forno também. Tome cuidado para não queimá-las, Por fim, triture-as um pouco no liquidificador, sem deixar virar pó. Misture a sua areia com esta casca de ovo e você terá um ótimo suplemento mineral para os seus pássaros.

Muitos criadores de pássaros que fornecem sementes sem casca estão diminuindo o uso da areia no manejo dos pássaros. Eles afirmam que as sementes sem casca já são suficiente para os pássaros conseguirem fazer a digestão do alimento. Esse ainda é um ponto controverso e que não há uma resposta correta. Se você deixar a areia na gaiola, boa parte dos pássaros irão comer, então eles possivelmente acham útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário