domingo, 22 de abril de 2018

Sementes Germinadas:


O que é germinação?
Chamamos de germinação o início do processo de brotação da semente onde, sob condições adequadas, uma nova planta será formada.

Todas as sementes em bom estado podem ser germinadas, desde que submetidas a condições adequadas de temperatura e umidade. As condições para a germinação variam de semente para semente.

Na germinação a semente depende de nutrientes externos e se utilizará de seus próprios recursos para formar uma nova planta. A partir deste ponto a raiz formada vai buscar recursos externos para continuar o seu desenvolvimento.

No início do processo de germinação todos os recursos da semente são concentrados no broto que se forma, de modo a gerar uma nova vida forte e resistente. Neste exato momento, a semente germinada concentrará todos os nutrientes, transformando-se em uma das melhores fontes de alimento disponíveis na natureza.

Vantagens das sementes germinadas:
As sementes germinadas são macias, altamente digestíveis, palatáveis e muito nutritivas. São especiais para os filhotes de nossos pássaros que, assim que separados dos pais têm dificuldades de quebrar as sementes, com cascas bem mais duras.

São tenras, fazendo com que os filhotes se alimentem mais e iniciem mais cedo a ingestão de sementes, essenciais ao seu pleno desenvolvimento. Tornam-dos independentes mais cedo, reduzindo o índice de mortes após a separação dos pais. 

Apresentam alta digestibilidade, sendo muito ricas em vitaminas, carboidratos e proteínas. Quando germinadas por período um pouco maior são importante fonte de alimento verde, com suas vitaminas e carotenoides, que podem ajudar na formação de algumas variedades de lipocromo.

São muito palatáveis e atrativas para os pássaros, aumentando o apetite, melhorando a diversidade de sua alimentação, proporcionando desta forma mais saúde para a criação. Com a germinação das sementes há uma multiplicação da quantidade de alimentos oferecidos, reduzindo-se assim seu custo. 

Por exemplo, 100g de sementes podem se transformar em alguns dias em 200g ou mais de alimento de excelente qualidade a ser oferecido aos pássaros. Um grande número de criadores utiliza sementes germinadas para alimentar seus pássaros. Alguns afirmam que as sementes germinadas são tão importantes quanto a farinhada de ovo durante a criação.

Que sementes devo germinar?
As sementes mais utilizadas para germinação são:

Colza, nabão, níger, perila e trigo mourisco. 

Outras sementes podem ser tentadas e a germinação vai depender do estado da semente, bem como das condições climáticas do ambiente de germinação. As sementes devem ser germinadas separadamente, não sendo recomendado germinar uma mistura, visto que o tempo de germinação varia de semente para semente. 
As sementes antes do processo de germinação têm as seguintes composições:

Semente / Proteína / Carboidratos / Lipídeos

Colza / 19,6 % / 18,0 % / 45,0 %

Nabão / 20,7 % / 5,7 % / 40,2 % 

Níger / 23,0 % / 17,0 % / 40,0 % 

Perila / 22,6 % / 10,6 %  / 43,2 % 

Durante a germinação, as sementes se utilizam dos lipídeos disponíveis, transformando-os em energia para gerar o broto, concentrando proteína.

Como germinar as sementes:
Provocar a germinação das sementes é muito fácil. Basta deixá-las de molho durante 24 horas e depois mantê-las úmidas até que germinem, o que dependendo do tipo de semente pode variar de 48 a 72 horas.
No primeiro estágio, durante as primeiras 24 horas é importante manter as sementes imersas em água limpa, acrescida de um anti-fúngico (água sanitária), trocando-se a água algumas vezes ao longo do dia (pelo menos três vezes), para eliminar os riscos de fungos ou fermentação das sementes. Após esta etapa, devemos lavar rigorosamente as sementes para eliminar os resíduos do produto adicionado ‘a água, e deixá-las em repouso em uma peneira coberta por um pano úmido, de modo a manter a umidade ao longo do dia. O pano deverá ser molhado algumas vezes de modo que fique sempre úmido. 
A partir daí basta manter a umidade e aguardar que a sementes germinem, quando aparecem pequenos brotos. Quando os brotos atingirem o ponto desejado, novamente após vigorosa lavagem com água limpa, deverão ser servidas aos pássaros. Dependendo da semente e da temperatura do ambiente, este tempo pode variar um pouco. Quanto mais tempo de germinação, mais matéria verde se obtém e menor o teor de proteína da semente germinada. A decisão de quando as sementes devem ser servidas aos pássaros depende do criador e deve ser tomada em função das necessidades de alimentação da criação e da aceitação pelos pássaros.

Riscos da germinação:
A germinação, se não tratada adequadamente, apresenta riscos de contaminação por fungos e de fermentação das sementes, conforme comentado acima, altamente prejudicial aos pássaros. A água utilizada na primeira etapa do processo deverá ser trocada pelo menos três vezes durante o dia, e deverá conter um anti-fúngico (água sanitária, cloro, etc). Com isso praticamente se eliminará a possibilidade de formação de fungos, mantendo as sementes saudáveis. O rigor na lavagem é MUITO IMPORTANTE em todas as etapas do processo de modo a reduzir os riscos e garantir a qualidade das sementes germinadas.

Conclusão:
A inclusão de sementes germinadas na criação de pássaros diversifica a alimentação e melhora os resultados quantitativos da criação. Diminui mortes prematuras de filhotes após a separação dos pais, contribui para a formação de filhotes mais fortes, reduz o custo final de alimentação e proporciona mais saúde para a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário